Saturday 21 June 2008



















Algumas informações úteis de como funciona o sistema de protecção aos animais na Alemanha.

Após uma visita ao " Thierheim Koln Dellbruck" um dos dois abrigos para animais errantes da cidade de Colonia, fiquei a pensar nos nossos pobres 4 patas "Tugas" o que eles não dariam para ser tratados desta forma.

Na cidade de Colonia NÃO SE ABATEM ANIMAIS. E a lei é cumprida por toda a Alemanha.


Todos os animais recolhidos pela policia ou bombeiros são entregues a um dos dois abrigos.


Em thierheim, o abrigo que visitei hoje existe uma clinica com veterinarios para avaliar a saude do animal, este é submetido a uma quarentena de 3 meses em que é tratado, vacinado, esterelizado, e acompanhado de perto. Só em caso de sofrimento por acidente sem recuperação, doença terminal que implique sofrimento é que o animal é abatido.


Neste abrigo existem ainda 8 profissionais que se dedicam apenas a resgates.
O dinheiro para a manutenção deste abrigo gigantesco no meio do bosque ( que tem bambis, e aves de rapina) vem das quotas anuais dos sócios que pagam 20.00 euros/ano e da Camara da cidade de Colonia. Esta ultima é ainda responsavel por todas as despesas de cada animal entregue ao abrigo durante os primeiros 3 meses de quarentena em que o animal é vacinado, tratado, e esterelizado.

O terreno gigantesco onde está o abrigo foi doado pela cidade à associação.

Adopções: os animais são apenas entregues a pessoas que tenham convivido durante um tempo com o animal, seja cão / gato/ coelho etc... para isso tem que assiduamente visita-lo, passea-lo, etc... só depois é dada a aprovação ou não da adopção.

Existem no abrigo cerca de 100 cães e 100 gatos segundo conversa com o responsavel maximo da associação.

A capacidade do espaço é para muito mais.

Todos os animais tem a informação sobre como chegaram ao abrigo nas respectivas jaulas. ( entregue pelo dono ou encontrado ou resgatado pelas autoridades) o nome que lhes foi dado, a idade aproximada + a data que chegou ao abrigo, etc...

Curiosamente existem no abrigo imensos rotweillers e stardfordshire terrier. isto porque a maioria foram retirados aos donos.

Porque? Bem lutas de cães, cães que se tornaram demasiado agressivos, mas que nem por isso foram abatidos.

Segundo fui informada também aqui na alemanha foi moda os habitantes dos guettos terem para lutas. e para "defesa" dos gangs, cães considerados perigosos. As autoridades decidiram aplicar uma multa a quem não tivesse licença especial para estes cães, e obrigação de um seguro especial.

Nas patrulhas diarias pela cidade das autoridades é normal mandar parar os donos e pedir os documentos. caso não queiram pagar, o animal é-lhes retirado, se quiser manter o cão , paga a licença multiplicada pelos anos de vida do cão. as licenças só são dadas após analise do dono e das condições que o mesmo ofereça para ter o cão.

Está proibido o comérçio de raças perigosas, e por exemplo caso alguem me ofereça um rottweiller antes de receber o cão tenho que pedir autorização para o ter. caso a licença me seja autorizada tenho que pagar sobre os anos de vida do cão (caso seja dulto).

Tudo isto não acabou com o flagelo dos abandonos ou lutas que tenho certeza que ainda continuam, mas é uma benção saber que se encontramos animais (ainda não vi nenhum nas ruas excepto dois gatos que creio que pelo tamanho e bom aspecto são dos vizinhos) feridos / perdidos ou em perigo basta chamar as autoridades que eles se encarregam do assunto. de uma maneira positiva... claro!

Que bom seria se portugal fosse assim!

Seguem as fotos com uma pequena legenda do abrigo Tierheim. peço desculpa por não estarem a 100% mas tive que pedir autorização para tirar as fotos. foi dada desde que não utilizasse flash.














gatil 1 com acesso ao parque exterior


gatil 2 com acesso ao parque exterior



parque exterior


















quarentena







o gato mais velhote do abrigo tem 17 anos e anda por onde lhe apetece dentro das instalações para os gatos. aqui a dormir profundamente, não tive coragem para o acordar :)










como curiosidade estes 1.700 euros são a multa para quem for apanhado pelas autoridades a vender gatos a laboratórios! 1700 euros por gato.















parte exterior dos canis. após a pequenina porta ao fundo do lado direito de cada jaula existe outro espaço igual com a cama, comida e agua.












mais um canil onde podem ver em pequenino o peixe nemo brinquedo favorito deste arraçado de rottweiller.


parque para passeio diario à solta dos cães.







mas não são só cães e gatos, também há imensos coelhos. estas são as jaulas para adopção.









quarentena dos coelhos.


para se entrar em qualquer área com animais temos que pisar uns tabuleiros com desinfetante.








zona de mais coelhos, ratos, esquilos, porcos da india, doninhas, chinchilas etc.... tem mais 2 salas como esta.










zona das aves

um cágado... pois embora só tenha visto este... está numa jaula gigante.

DEVO CONFESSAR QUE DURANTE A VISITA SENTI A ALMA MAIS LEVE... E AO MESMO TEMPO TÃO PESADA COMO SE CARREGASSE AS CULPAS DO MUNDO!

15 comments:

Helena Pessoa said...

Ai ai, quando é que lhes chegamos aos calcanhares???
Temos que trabalhar muito profissionalmente para dar dignidade aos animais sem lar.
Um dia quem sabe...

Anonymous said...

Parece um sonho! Exemplos destes dão nos motivação e força de vontade para lutar para que um dia tenhamos as mesmas condições cá em Portugal. Um dia chegaremos la! Espero eu!

Anonymous said...

Estão de parabéns, que bom trabalho! No entanto, tenho curiosidade de saber como conseguem ter "apenas" 100 cães e 100 gatos se: 1) em Colonia só há 2 abrigos, 2) não abatem animais que não estejam em sofrimento, 3)visto que são exigentes com a adopção. Boa cobertura das esterilizações? Elevado número de adopções? Tenho mesmo curiosidade porque vejo de perto as dificuldades das associações de protecção animal portuguesas dentro das cidades. Se houver alguma informação em inglês/francês/português... gostaria de ler.

Anonymous said...

Contacto: filipameyreles@gmail.com

Anonymous said...

Concordo consigo Filipa, a 200%. Ver um sitio destes é de sonho o problema esta no que se esconde por detras disto...
Por saber que noutros paises o panorama dos animais é tao bom informei-me nomeadamente nos 3 mais ''á frente'' Austria, Alemanha e Inglaterra.
Nao é de esquecer que na alemanha ate existe a ''sopa'' do cao pobre; na Inglaterra as pessoas sao subsidiadas se nao tiverem meios para levar os seus animais ao veterinario, erc, etc.
Mas iniciaram uma politica de controle de animais ha cerca de 25 anos e os abates eram pelo menos metade dos que entravam, matendo esta rotina, divulgando as esterilzaçoes...talvez se tenha atingindo o sonho. ( os dados que tenho foram dados por um repsosnavel de uma das maiores associaçoes inglesas e que inciicou o porjecto, actualmente tambem ve resultados)
Nao tenho informaçoes deste abrigo em Colonia por isso nao me posso pronunciar por este caso especifico mas posso afirmar que as mudanças forma culturais e que as pessoas nao deixam os animais na rua e se nao os querem levam-nos a canis municpais ou associaçoes. So este simples gesto ja mudaria muita coisa...
Antes de ficarmos deslumbrados com os resultados deveriamos ser mais inteligentes e perguntar como chegaram ate aqui e, se calhar, fazer o mesmo...
puminha :)

FR said...

Já conhe cia estas instalações e outras mais visto já termos feito anteriormente o envio de animais para aqui serem colocados para adopção.
A Alemanha é neste momento um dos exemplos máximos da protecção animal, tendo aprendido muito com os erros do passado e projectando um futuro risonho.
Pena em Portugal ser muito dificil mudar os brandos costumes, não só a nível dos canis (porque não são na sua maioria culpados) mas sim a nível da ideologia e moral das pessoas que têm animais e os abandonam ou deixam reproduzir sem consciência. Espero que isto mude.

Fernando Rodrigues
Valongo

http://centrovetvalongo.fotopages.com

Anonymous said...

Vale a pena dar a conhecer esta tua "reportagem"!!! Nem daqui a 100 anos Portugal chegará a este nível.

Vou copiar o teu post para o meu blog - o Blog dos Bichos (http://blogdosbichos.blogs.sapo.pt/)

Amelia said...

So uma pequena correcção:
escreve-se esterilizar e não esterelizar!

obrigado.

Anonymous said...

Olá a tds
Ê uma pena q Portugal ainda esteja tão atrasado...e cada vez parece mais...e infelismt quem sofre são os animaizinhos...
vms unir-nos e ajudá-los para q possam ser felizes,pk se vms tar à espera de "alguém",(q até tem essa obrigação),nunca mais...
obrigada a tds
Liliana

Anonymous said...

Pois é... Nós estamos mesmo a anos luz. Estive durante meio ano a viver na Alemanha e nem por uma vez vi um animal sozinho e, muito menos, com sinais de estar abandonado. A mentalidade alemã é muito diferente, acima de tudo são cívicos e não olham apenas para o próprio umbigo. Sabem viver em comunidade e respeitam-se mutuamente.
Enquanto tive na Alemanha, tive precisamente essa curiosidade de perceber como conseguiam eles estes "milagres". Então explicaram-me que ter um animal lá é como ter um filho. O estado dá uma espécie de "abono" por cada animal para compensar as despesas com veterinário, alimentação e cuidados básicos. Por isso, é muito frequente verem-se sem-abrigos acompanhados de cães que estão bem mais limpos do que um animal com lar cá em Portugal.
Além disso, e como recebem um "abono", a família adoptante é obrigada a tratar bem do animal, desde alimentação, higiene, cuidados na saúde, até ao facto de andar sempre de trela na rua e com o respectivo chip colocado.
Assim evita-se que os animais se percam. Para controlar se isto é cumprido (embora os alemães não precisam de ser controlados porque eles próprios têm a necessidade e o civismo de cumprir as regras sociais), é muito comum a polícia pedir os documentos identificativos dos animais para ver se tudo está em ordem. Caso não esteja, os donos terão de pagar uma multa e arriscam-se a ficar sem o animal. Caso alguém passeie na rua um animal sem este ter trela também pode ser multado numa avultada quantia.
Era bom que esta política funcionasse em Portugal, mas para que isso acontecesse era preciso fazer-se uma lavagem cerebral aos portugueses.
Por fim, queria apenas destacar também os excelentes jardins zoológicos existentes na Alemanha. Cada cenário é reconstituído tendo em conta o animal para que este se sinta mais em casa. Não estão em jaulas como nos nossos mas sim em espaços extremamente verdejantes, enormes, e com apenas uma rede protectora em volta.
Ah, para terminar, acrescento apenas, para terem uma ideia da importância que tem um animal na Alemanha,não há proibição na entrada de animais em hoteis nem em centros comerciais. São simplesmente tratados como pessoas. Ao sábado, dia de se sair com a família, o cenário mais comum é ver-se o casal acompanhado pelos filhos e pelos animais de estimação (sempre com trela). Todos bem tratados e todos tratados como gente... Dizia-me um alemão o seguinte: "o que mais me chocou quando estive em Espanha e em Portugal foi ver a quantidade de animais mal tratados na rua. Tão chocado fiquei que não resisti em trazer uma cadelinha que hoje é a minha companhia".
Será que terão de ser eles a vir buscar estes nossos pequenos companheiros para que eles possam ser definitivamente felizes?

Zig said...

Não conhecia este Tierheim (palavra alemã para canil, por ventura, muito mais bonita e digna, ou seja, lar para animais...), de facto, seria bom se todos fossem assim. Claro que até eles sem ajuda do estado ou a cidade nunca conseguiriam sobreviver. Conhecendo a realidade alemã, duvido muitíssimo que com apenas 20 Euritos dos sócios esse palácio conseguiria sobreviver.

Por cá? Continuamos a sonhar...;)

Anonymous said...

Obrigada por nos ter mostrado esta realidade! Pena nao ser no nosso país...
Um fantastico e nobre trabalho em prol dos animais.
Ficarei à espera de um dia ainda ver o nosso país tratar assim os nossos peludinhos.

Unknown said...

é realmente uma pena que nao consigamos chegar nem aos calcanhares deles. e ja agr amiga amelia. é uma pena realmente que cm esta pequena "reportagem" a unica coisa com que se importou foi verificar se que esterilizar estava mal escrito. os textos ate podiam estar cheios de erros, o que esta em causa aqui sao as condiçoes dos animais e nao os erros ortograficos que damos. ok bjs.

ira said...

Ola

Todos,mas todos mesmo,os animais devem ser tratados com todo o respeito,carinho,amor incondicional,atenção e todos os demais atributos do bem que possuimos em nós seres humanos.
Os animais são nossos irmaõs menores na escala da evolução universal,filhos do mesmo pai e tendo a mesma origem.
É muita presunção do ser humano pensar que o animal em qualquer de suas formas está no planeta por mera casualidade,somente para ser usado pelo humano.
No universo dimensional não existe o acaso,tudo tem um propósito muito bem definido,apenas nosso cerebro humano não alcança esta lei maior,pois nos foge a compreensão de humanoide terraqueo.
Dia virá em que o ser humano compreenderá que tudo no universo está entrelaçado e tudo é evolução constante.
Seria o absurdo pensar que o pai criador universal colocou os animais neste planeta apenas para sofrer nas mãos dos humanos.

Temos muito que aprender,e penso que a melhor maneira para isto é aprender com os proprios animais,pois eles são mansos de coração e só carregam em si,o bem.

Ainda é tempo de aprender,não devemos desperdiçar esta oportunidade.
Melhor professor em mansidão do que o animal não existe,pois ele não carrega no coração o mal.
O mal é ausencia do bem e isto só é proprio do humano.

IRA

Lígia said...

Não consigo deixar de ler este post e chorar profundamente...ora por felicidade de saber que há animais com muita sorte por este mundo, ora por pensar naqueles que nada tem a não ser desprezo...:'(